Red Hat acelera a automação de TI com o Event-Driven Ansible

A automação "always-on" ajuda a tornar o serviço mais resiliente e promove consistência na resposta às solicitações rotineiras feitas ao time de TI, liberando as equipes para gerar valor para o negócio em vez de se concentrarem em tarefas de manutenção.

BOSTON – RED HAT SUMMIT -

A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, anunciou hoje que já está disponível o Event-Driven Ansible, uma solução escalável e resiliente que amplia a maneira em que as organizações podem ativar a automação como parte de uma estratégia confiável na nuvem híbrida. Disponível como parte da plataforma de Automação Ansible da Red Hat 2.4, o Event-Driven Ansible expande o valor dos investimentos em TI existentes em toda a empresa, permitindo que as equipes de TI sejam mais inovadoras sem comprometer a qualidade do serviço ou o tempo de resposta necessário.

Nick Thompson

Principal solutions architect, Automation Practice, World Wide Technology

De acordo com um estudo encomendado pela Red Hat à 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence, as plataformas de automação event-driven "reduzem os riscos associados a erros ou degradação da infraestrutura de TI, conservam os recursos escassos de TI e aumentam o retorno sobre os investimentos em arquitetura de TI híbrida. Tais plataformas permitem que [os profissionais de TI] fiquem livres para se concentrar na elaboração de planejamentos lógicos de desenvolvimento, melhorar a qualidade das aplicações e acelerar a implantação de aplicações críticas." Além disso, "a tecnologia event-driven permite que as empresas detectem e respondam rapidamente a mudanças, riscos ou oportunidades permitindo a criação de novas vantagens competitivas em suas operações comerciais digitais."1

O Event-Driven Ansible estabelece uma conexão perfeita entre ferramentas de observabilidade de infraestrutura e aplicações, e a automação Ansible de nível empresarial. Portanto, quando o Event-Driven Ansible recebe eventos de outras ferramentas, ele determina os próximos passos e age automaticamente. Isso permite que as equipes de TI pré-estabeleçam e definam regras para iniciar respostas automatizadas em determinadas situações, por exemplo um processo do sistema que não responde, ou uma solicitação de acesso não autorizada. Quando as condições são atendidas e um evento é acionado, ele executa automaticamente a ação desejada por meio de Playbooks Ansible ou módulos de execução direta, com a capacidade de conectar vários eventos e gerar ações automatizadas mais complexas.

O Event-Driven Ansible permite uma resposta mais consistente no gerenciamento das atividades de TI, desde a administração das condições dinâmicas nativas em nuvem até a correção automática de possíveis interrupções de serviço, como falhas no sistema ou alertas de segurança. Ele também reduz a sobrecarga gerada pelas tarefas rotineiras que são manuais, em grande volume e propensas a erros, como redefinição de senhas, ajuste de computação e armazenamento, aumento de tickets de serviço, correções de configuração ou realização de backups quando há uma alteração específica. Isso não apenas libera a equipe de TI para se concentrar em outras prioridades, mas também ajuda a codificar o conhecimento existente para que novos membros da equipe possam acessar e usar informações confiáveis, além de mitigar desafios de contratação com uma ferramenta inteligente e "always on".

Como parte do Ansible Automation Platform, plataforma líder do setor, os clientes podem usar o Event-Driven Ansible para começar a automatizar de forma mais rápida as operações Dia 0, Dia 1 e Dia 2 em nuvem híbrida. Agora, uma única plataforma de automação pode possibilitar automação iniciada tanto manualmente quanto automaticamente em qualquer ambiente, desde infraestrutura tradicional de hardware e rede até ambientes de nuvem e edge. O Event-Driven Ansible expande para esses novos cenários as informações existentes de automação organizacional, utilizando conceitos familiares de automação presentes nos Rulebooks do Ansible para impulsionar respostas automatizadas.

Além disso, o Event-Driven Ansible integra-se a qualquer ferramenta de monitoramento, observabilidade e análise de TI que os clientes já estejam usando, com recursos combinados de parceiros como Cisco ThousandEyes, CyberArk, Dynatrace, F5, IBM Instana, IBM Turbonomic, Palo Alto Networks e Zabbix para ajudar os clientes a começarem mais rapidamente, e ainda deem ocorrer mais integrações de parceiros. Conteúdos complementares desenvolvidos pela Red Hat estão disponíveis para Red Hat OpenShift, Red Hat Insights, AWS, Microsoft Azure, Google Cloud Platform e ServiceNow para oferecer uma experiência consistente de automação em nuvem de ponta a ponta. O Event-Driven Ansible também oferece suporte ao desenvolvimento de integrações personalizadas, permitindo que os clientes integrem suas ferramentas de monitoramento favoritas, incluindo as desenvolvidas internamente. A expertise de parceiros integradores de sistemas, como Kyndryl, World Wide Technology e outros, também está disponível para ajudar os clientes a começarem.

O Event-Driven Ansible está programado para estar disponível em junho de 2023 para os clientes que utilizam a plataforma de automação Ansible 2.4. Parceiros interessados em participar podem enviar um e-mail para ansible-partners@redhat.com para obter mais informações.

Thomas Anderson, vice-presidente, Ansible, Red Hat:

"O Event-Driven Ansible é o membro da equipe que nunca vai embora do trabalho. Existe uma pressão implícita para que os clientes inovem constantemente ou correm o risco de ficarem para trás dos concorrentes - seja otimizando operações, entregando serviços digitais, enfrentando desafios de contratação ou mitigando ameaças de segurança. Se houver tensão em qualquer uma dessas áreas, geralmente há um efeito cascata nos orçamentos, na equipe e nos objetivos comerciais. Ele agiliza notavelmente a resposta de TI, elimina o ruído que pode distrair das prioridades e pode otimizar a produtividade enquanto melhora a satisfação. Com a inclusão desses recursos event-driven, a plataforma de automação Ansible se torna ainda mais poderosa, podendo atender a uma ampla gama de necessidades de automação de TI como uma solução empresarial única."

Jevin Jensen, vice-presidente de Intelligent CloudOps, IDC:

"O Event-Driven Ansible pode ser um grande avanço para empresas digitais que precisam oferecer uma experiência do cliente altamente resiliente e consistente. Além disso, os executivos de TI que precisam adotar uma abordagem mais proativa para responder a incidentes encontrarão no Event-Driven Ansible um complemento às soluções de observabilidade existentes. Ao disparar ações a partir de soluções de observabilidade ou outras soluções de monitoramento, o Event-Driven Ansible pode agir em tempo real para resolver problemas."

Nick Thompson, arquiteto principal de soluções, Automation Practice, World Wide Technology:

"Trabalhar com a Red Hat nos permite ajudar os clientes a obter retorno sobre o investimento com soluções de observabilidade altamente avançadas, flexibilidade extrema na automação de TI e maior valor comercial da área de TI. Com o Event-Driven Ansible, os clientes podem atender às necessidades de TI ainda mais rapidamente do que antes e ficam livres de tarefas rotineiras, mas necessárias, para que possam fornecer soluções que proporcionem uma vantagem competitiva para os negócios."

1 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence, O impacto da automação orientada por eventos nas operações de TI, Out 2022.

• SOBRE A RED HAT
  •

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com nosso sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável assessora das empresas da Fortune 500. Como parceira estratégica para fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat pode ajudar as organizações a se preparar para o futuro digital.

• Comunicados prospectivos
  • Exceto pelas informações e debates históricos contidos aqui, as declarações expressas neste release podem se encaixar na definição de “comunicados prospectivos” na Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995. Comunicados prospectivos são baseados nas atuais suposições da empresa sobre o futuro dos negócios e da performance financeira. Há vários riscos envolvidos nestas declarações, incertezas e outros fatores que poderiam fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes. Qualquer comunicado prospectivo contido neste press release se refere unicamente à data em que foi produzido. À exceção de casos previstos em lei, a empresa se exime da obrigação de atualizar ou revisar quaisquer comunicados prospectivos.

Red Hat, o logo da Red Hat,  Red Hat Enterprise Linux, e Ansible são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Red Hat, Inc. ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países.Linux® é uma marca registrada de Linus Torvalds nos EUA e em outros países.