Red Hat apresenta Ansible Lightspeed para automação de TI orientada por AI

Ansible Lightspeed insere AI específica de domínio do Watson Code Assistant, da IBM, para tornar o  Ansible mais acessível a toda a empresa, ajudando a reduzir lacunas de habilidades

BOSTON – RED HAT SUMMIT -

A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções de código aberto, anunciou hoje o Ansible Lightspeed com o IBM Watson Code Assistant, um novo serviço de IA generativa para automação Ansible. O serviço ajudará organizações a adotar a automação de forma mais consistente e precisa, tornando mais fácil para usuários novatos automatizar tarefas enquanto remove o fardo da criação de tarefas de baixo nível de automatizadores experientes.

Innovation has been and always will be a human-centric story. It starts with the right idea, flourishes with the right team and reaches its full potential with the right tools. That’s what we’re doing with Ansible Lightspeed: giving people a capable technology that's intelligent yet understandable enough for developers and operators to use automation in new ways and for users to employ their existing knowledge so that a vision can come to life.

Ashesh Badani

Senior vice president and Chief Product Officer, Red Hat

Em um momento de evolução da dinâmica da indústria e incerteza econômica, as empresas têm a tarefa de fazer mais com menos. As organizações precisam de vários talentos para se manterem resilientes, impulsionar a inovação e obter todo o valor da nuvem híbrida e dos investimentos em automação, mas as faltas nas habilidades críticas de TI podem ameaçar esses estados finais desejados. De acordo com a IDC, “90% das organizações globais vivenciarão a crise de habilidades de TI até 2025”, o que significa que “até 2026, as empresas que não solucionarem efetivamente a lacuna de talentos e habilidades digitais em sua organização observarão uma redução de 20% nas oportunidades de crescimento de receita.” Mas, “impulsionados pela escassez de habilidades, os CIOs que investem em plataformas de adoção digital e tecnologias de aprendizado automatizado verão um aumento de 40% na produtividade até 2025, proporcionando uma especialização mais rápida”.

Ansible Lightspeed representa a próxima fase da iniciativa Project Wisdom, tornando-a acessível a usuários, colaboradores, clientes e nosso ecossistema de parceiros. Usando o processamento de linguagem natural, o serviço se integra ao Watson Code Assistant para acessar o IBM Foundation Models, construído com base no Red Hat OpenShift, e constrói rapidamente o código de automação. O Watson Code Assistant ajudou as equipes do CIO da IBM a reduzir em 66% o tempo necessário para gerar novos Ansible Playbooks à medida que avançavam com o Red Hat Ansible Automation Platform, permitindo que alcançassem a eficiência para acelerar o tempo de valorização da automação.

Projetado com os automatizadores em mente, o Ansible Lightspeed possibilita um aumento significativo de produtividade para usuários com experiência no uso do Ansible, que inserem um prompt simples em inglês, ao mesmo tempo em que torna mais fácil para os automatizadores traduzirem sua experiência de domínio em código YAML para criar ou editar playbooks do Ansible. Para ajudar a treinar o modelo, os usuários também podem dar feedback..

A IA específica de domínio combina o poder da experiência em primeira mão com a inovação técnica e permite que a IA seja infundida em tecnologias específicas de domínio, como automação, para atender a seus desafios específicos. Por ser treinado por usuários com uma compreensão essencial das aplicações do mundo real, o Ansible Lightspeed oferece recomendações mais consistentes e de alta qualidade para desafios específicos de forma imediata. Ele pode reduzir os problemas iniciais de implementação e agregar valor real rapidamente ⎯ no seu setor, no seu idioma e no seu cargo.

Projetado com os automatizadores em mente, o Ansible Lightspeed permite um aumento significativo de produtividade para usuários experientes do Ansible inserirem um prompt simples em inglês, ao mesmo tempo em que torna mais fácil para os automatizadores traduzir sua experiência de domínio em código YAML para criar ou editar playbooks do Ansible. Para ajudar a treinar o modelo, os usuários também podem fornecer feedback.

A Red Hat e a IBM pretendem entregar um Ansible Lightspeed como uma experiência baseada em transparência, colaboração e escolha. A correspondência adequada do código fonte é uma prioridade fundamental, e os contribuidores de conteúdo upstream terão a opção de saber se seu trabalho contribui ou não para o ajuste do modelo.

Disponibilidade

A visualização de tecnologia do Ansible Lightspeed com IBM Watson Code Assistant deve estar disponível em junho de 2023.

Ashesh Badani, senior vice president and Chief Product Officer, Red Hat

“A inovação foi e sempre será uma história centrada no ser humano. Começa com a ideia certa, floresce com a equipe certa e atinge todo o seu potencial com as ferramentas certas. É isso que estamos fazendo com o Ansible Lightspeed: oferecer às pessoas uma tecnologia capaz que seja inteligente, mas compreensível o suficiente para que desenvolvedores e operadores usem a automação de novas maneiras e para que os usuários empreguem seus conhecimentos existentes para que uma visão ganhe vida . Isso dá vida à IA em seu próprio domínio. E o mais importante, é imediatamente capaz, porque suas próprias experiências o treinaram.”

Kareem Yusuf Ph.D., senior vice president, Product Management and Growth, IBM Software

“El rápido ritmo al que muchas organizaciones están adoptando la IA requiere soluciones que empoderen a los desarrolladores de la nube y a los equipos de operaciones con la confianza y la flexibilidad para escalar y acelerar la IA en toda su organización de TI. IBM Watson Code Assistant, basado en watsonx, aprovechará datos cuidadosamente seleccionados en el dominio de Red Hat Ansible para ayudar a los desarrolladores y equipos de operaciones en todos los niveles de habilidad a escribir código sintácticamente correcto con recomendaciones generadas por IA".

Amy Loomis, diretora de pesquisa sobre o futuro do trabalho, da IDC

"À medida que as organizações continuam a definir e refinar modelos de trabalho mais adequados para seus setores, elas inevitavelmente precisarão calibrar a implantação correta de automação, espaços de trabalho físicos e digitais e a colocação de tecnologias. Longe de ser um meio para um fim, a implantação destas tecnologias está gerando novas conversas entre lideranças sobre empoderar os funcionários para serem mais autônomos e inovadores quando estiverem trabalhando com TI, em diversos cargos e com os clientes."1

• Sobre a Red Hat, Inc.
  •

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com nosso sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável assessora das empresas da Fortune 500. Como parceira estratégica para fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat pode ajudar as organizações a se preparar para o futuro digital.

• Comunicados prospectivos
  • Exceto pelas informações e debates históricos contidos aqui, as declarações expressas neste release podem se encaixar na definição de “comunicados prospectivos” na Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995. Comunicados prospectivos são baseados nas atuais suposições da empresa sobre o futuro dos negócios e da performance financeira. Há vários riscos envolvidos nestas declarações, incertezas e outros fatores que poderiam fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes. Qualquer comunicado prospectivo contido neste press release se refere unicamente à data em que foi produzido. À exceção de casos previstos em lei, a empresa se exime da obrigação de atualizar ou revisar quaisquer comunicados prospectivos.

Red Hat, o logo da Red Hat,  Red Hat Enterprise Linux são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Red Hat, Inc. ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países. Linux® é uma marca registrada de Linus Torvalds nos EUA e em outros países.