Red Hat ajuda a AGESIC a escalar a inovação com IA no Uruguai

Agência do governo do Uruguai responsável pela estratégia de governo digital amplia parceria com Red Hat para desenvolver processos e definir padrões para estratégia de IA em todo o país

DENVER – RED HAT SUMMIT 2024 -

A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, anunciou hoje que a AGESIC, agência do Uruguai para Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e Conhecimento, responsável por liderar e implementar a estratégia de governo digital, adotou o Red Hat OpenShift AI no Red Hat OpenShift para ampliar, escalar e padronizar o uso da IA em todas as agências do governo do Uruguai. Com a Red Hat, a AGESIC conseguiu  liderar a estratégia de IA do país e fornecer às suas equipes uma plataforma híbrida AI/ML mais consistente para construir e hospedar modelos enquanto entrega aplicações inovadoras.

Steven Huels

vice-presidente e gerente geral da unidade de negócios de IA da Red Hat

A AGESIC buscou estender suas funcionalidades de plataforma IA com o Red Hat OpenShift AI, uma plataforma flexível e escalável de MLOps para a construção, implantação e gerenciamento de aplicações habilitadas por IA em vários ambientes. Como direcionadora da inovação de TI no país e com tantas outras organizações governamentais dependendo da AGESIC para direcionamento na IA, a capacidade de colaborar dentro de um único ambiente mais consistentes e escalável, assim como um que fornecesse uma estrutura de segurança mais aprimorada, era essencial para a agência. Com o Red Hat OpenShift AI, a AGESIC começou a automatizar a criação e processo de desenvolvimento de seus modelos de IA e gerenciamento de modelos de ciclos de vida, o que permitiu a padronização do uso da IA em todas as agências governamentais do Uruguai.

A AGESIC começou sua jornada de transformação digital com uma transição de datacenters on-premise para uma nuvem privada. A agência já oferece suporte e Infraestrutura como Serviço (IaaS) e diferentes soluções de governo digital como Software como Serviço  (SaaS) para mais de 180 entidades governamentais em todo o país, fornecendo aos cidadãos uruguaios a capacidade de completar tarefas administrativas online; à medida que a inteligência artificial (IA) começa a surgir como uma tecnologia de negócios legítima, a AGESIC sabia que embutir IA em suas operações seria essencial para atender as necessidades de seus constituintes.

Após a transição da agência para a nuvem, a AGESIC otimizou sua infraestrutura para IA com o Red Hat OpenShift, a plataforma de aplicações de nuvem híbrida movida por Kubernetes líder no setor. O OpenShift ajudou a levar a abordagem conteinerizada para gerenciar cargas de trabalho e automatizar os processos da agência enquanto une desenvolvimento, operações e funções de segurança de sistemas em uma plataforma centralizada.

Com a mudança para o Red Hat OpenShift, a AGESIC conseguiu desenvolver suas ofertas para incluir Plataforma como Serviço (PaaS), permitindo que outras agências do governo uruguaio desenvolvessem, operassem e gerenciassem aplicações sem lidar com a complexidade de construir e manter uma infraestrutura de aplicações. Movidos pelo Red Hat OpenShift, os usuários da AGESIC conseguiram reduzir seu processo de tickets manuais e construir uma nova plataforma automatizada que soluciona tickets em menos de um por cento do tempo necessário em um processo manual.

A AGESIC recorreu ao Red Hat Training para aprender práticas de MLOps que complementam seus atuais processos DevOps e obter o conhecimento necessário para escalar e democratizar a IA apropriadamente. Estender o OpenShift DevOps para MLOps facilita a colaboração entre cientistas de dados, desenvolvedores de software e operadores de TI para que modelos de ML possam ser rapidamente integrados ao desenvolvimento de aplicações inteligentes.

Atualmente, a AGESIC está trabalhando com agências nacionais para dar suporte à incorporação da IA em aplicações específicas. Daqui para frente, a agência continuará seu trabalho com a Red Hat para explorar como pode usar outras tecnologias, como  Red Hat 3scale API ManagementRed Hat OpenShift Data Foundation para impulsionar a inovação no setor público.

Red Hat Summit

Participe dos keynotes do Red Hat Summit para ouvir as últimas novidades de executivos, clientes e parceiros da Red Hat:

Steven Huels, vice-presidente e gerente geral da unidade de negócios de IA da Red Hat

“A Inteligência Artificial se tornou uma força transformadora para muitas organizações ao redor do mundo, revolucionando a forma como trabalhamos e introduzimos novas possibilidades quase todos os dias. Combinar o poder do Red Hat OpenShift com o Red Hat Openshift AI dá aos usuários da AGESIC a flexibilidade de explorar oportunidades para inovação em IA em todo o Uruguai, enquanto mantém os padrões e processos da agência para o uso de IA. O trabalho da Red Hat com a AGESIC exemplifica nossa dedicação para melhorar a experiência do usuário para nossos clientes e para os clientes deles.”

Gabriel Hernandez, Diretor de TI e Operações da AGESIC

“A Agenda Digital do Uruguai 2025, em seu quarto objetivo, ressalta a importância de tratar dados como ativos. Isso envolve otimizar o uso intenso de dados e informações como um fator essencial para uma tomada de decisões eficaz e uma gestão pública eficiente. A agenda também enfatiza considerações éticas, privacidade, responsabilidade, transparência e de não-discriminação. Como entidade responsável por atingir este objetivo, a AGESIC utilizou o OpenShift e OpenShift AI para combinar as melhores práticas em desenvolvimento de arquitetura e software com processos de governança. Com a ajuda destas tecnologias e metodologias associadas, fomos capazes de avançar de forma rápida e segura rumo à conquista deste objetivo.”

• ABOUT RED HAT
  • Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com o sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável parceira das empresas da Fortune 500. Atuando com fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat ajuda as organizações a se preparar para o futuro digital.

• FORWARD-LOOKING STATEMENTS
  • Exceto pelas informações e debates históricos contidos aqui, as declarações expressas neste release podem se encaixar na definição de “comunicados prospectivos” na Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995. Comunicados prospectivos são baseados nas atuais suposições da empresa sobre o futuro dos negócios e da performance financeira. Há vários riscos envolvidos nestas declarações, incertezas e outros fatores que poderiam fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes. Qualquer comunicado prospectivo contido neste press release se refere unicamente à data em que foi produzido. À exceção de casos previstos em lei, a empresa se exime da obrigação de atualizar ou revisar quaisquer comunicados prospectivos.

Red Hat, o logo da Red Hat e OpenShift são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Red Hat, Inc.ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países.