Red Hat divulga resultados do segundo trimestre para o ano fiscal de 2018

Raleigh -

A Red Hat (NYSE: RHT), líder global em soluções open source, anuncia os resultados financeiros do segundo trimestre do ano fiscal de 2018, encerrado em 31 de agosto de 2017.

• A receita total do segundo trimestre foi de 723 milhões de dólares, alta de 21% em comparação anual, ou 20% em moeda constante
  • Receita relacionada ao desenvolvimento de aplicações e subscrição de outras tecnologias emergentes foi de 150 milhões de dólares, uma alta de 44% ante mesmo período do ano anterior, ou 43% em moeda constante
  • Balanço de receitas antecipadas no fim do trimestre foi de 2,05 bilhões de dólares, alta de 22% em comparação anual
  • Fluxo de caixa de 143 milhões de dólares no segundo trimestre, alta de 48% ante mesmo período do ano anterior e fluxo de caixa de 401 milhões de dólares no acumulado do ano, alta de 22% na comparação anual.

“A forte demanda por nossas tecnologias que habilitam a computação em cloud híbrida contribuiu para acelerar o crescimento da receita na primeira metade do ano fiscal. No segundo trimestre, nós entregamos crescimento de receita total de 21%, alimentado pelo crescimento de mais de 40% em nossa receita relativa a soluções de desenvolvimento de aplicações e outras tecnologias emergentes”, afirmou Jim Whitehurst, presidente e CEO da Red Hat. “As organizações de TI continuam a se voltar para a Red Hat como uma parceira estratégica para ajudá-las a transformar e modernizar seus aplicações e infraestrutura para a cloud híbrida”.

“A forte execução e a demanda global por tecnologias da Red Hat continuam a conduzir os resultados financeiros, que excederam as expectativas para o segundo trimestre e o primeiro semestre do ano fiscal de 2018”, afirmou Eric Shander, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Red Hat. “Na primeira metade do ano fiscal de 2018, a Red Hat entregou uma combinação poderosa de 20% de crescimento total de receita, crescimento de 41% no lucro operacional GAAP, aumento de 26% do lucro operacional não GAAP e alta de 22% de crescimento do fluxo de caixa operacional. Dados os nossos resultados e a força atual, estamos aumentando nossas projeções para o ano.”

Receita: a receita total do trimestre foi de 723 milhões de dólares, alta de 21% em dólares na comparação anual, ou 20% em moeda constante. As referências de moedas constantes deste release estão detalhadas nas tabelas abaixo. A receita de subscrições do trimestre foi de 638 milhões de dólares, alta de 20% em dólares em comparação anual e 20% em moeda constante. A receita de subscrição do trimestre corresponde a 88% do total.

Receitas detalhadas das subscrições: as receitas de subscrições de ofertas relacionadas a infraestrutura para o trimestre foram de 487 milhões de dólares, um aumento de 14% em dólares na comparação anual e 14% em moeda constante. A receita de subscrições relativas ao desenvolvimento de aplicações e outras tecnologias emergentes para o trimestre foi de 150 milhões de dólares, um aumento de 44% em dólares na comparação anual, ou 43% medido em moeda constante.

Lucro operacional: o lucro operacional GAAP para o trimestre foi de 135 milhões de dólares, um crescimento de 64 por cento em comparação anual. Após ajustes de despesas de remuneração não monetárias baseadas em ações, amortização de ativos intangíveis e transação de custos relacionados à combinações de negócios, o lucro operacional não GAAP para o segundo trimestre foi de 191 milhões de dólares, uma alta de 40 por cento em comparação anual. No segundo trimestre, a margem operacional GAAP foi de 18,6 por cento e a margem operacional não GAAP foi de 26,4 por cento. As referências não GAAP deste release estão detalhadas nas tabelas abaixo.

Lucro líquido: o lucro líquido GAAP para o trimestre foi de 97 milhões de dólares, ou 0,53 por ação diluída, ante 59 milhões de dólares, ou 0,32 por ação diluída, no mesmo trimestre do ano passado.

Após ajuste de despesas de remuneração não monetárias baseadas em ação, amortização de ativos intangíveis, custos de transação relacionados a combinações de negócios e despesa com juros não monetária relacionada a descontos da dívida, o lucro líquido não GAAP para o trimestre foi de 138 milhões de dólares, ou 0,77 por ação diluída, ante 101 milhões de dólares, ou 0,55 dólar por ação diluída, no mesmo trimestre de 2016. A média ponderada das ações em circulação exclui qualquer diluição de nossas notas conversíveis porque qualquer diluição em potencial deve ser ofuscada por nossas transações de hedge de notas conversíveis.

Caixa: O fluxo de caixa operacional foi de 143 milhões de dólares no segundo trimestre, um aumento de 48 por cento em comparação anual. O capital total, equivalentes de capital e investimentos em 31 de agosto de 2017 foram de 2,31 bilhões de dólares, após recompra no valor de 75 milhões de dólares, ou 765 mil ações ordinárias, no segundo trimestre. O saldo remanescente da atual autorização de recompra era de 499 milhões de dólares em 31 de agosto de 2017.

Receitas antecipadas: no fim do segundo trimestre, o balanço da receita antecipada total da empresa foi de 2,05 bilhões de dólares, um crescimento de 22 por cento na comparação anual. O impacto positivo do ano todo na receita antecipada devido às mudanças nas taxas de câmbio foi de 37 milhões de dólares em comparação anual. Em base de moeda constante, a receita total antecipada teria sido 20% maior na comparação com o ano anterior.

Projeção: A projeção da Red Hat assume a atual condição de negócios e atuais taxas de câmbio.

Para o ano todo:

• A Receita deve ser de aproximadamente 2.880 bilhões a 2.895 bilhões de dólares.

• Espera-se que a margem operacional GAAP seja de cerca de 15,9 por cento e a margem operacional não GAAP seja de aproximadamente 23,8 por cento.

• O lucro GAAP diluído por ação deve ser de aproximadamente 1,89 a 1,91 dólar por ação, assumindo 183 milhões de ações diluídas em circulação. O lucro por ação totalmente diluído não GAAP deve ser de aproximadamente 2,77 a 2,79 dólar por ação, assumindo 180 milhões de ações totalmente diluídas em circulação. Ambos o lucro por ação GAAP e o não GAAP assumem a previsão de 1 a 2 milhões de dólares por trimestre para outras receitas e uma carga tributária anual efetiva de aproximadamente 28 por cento antes de itens fiscais pontuais.

• O fluxo de caixa operacional deve ser de aproximadamente 880 milhões de dólares a 900 milhões de dólares

Para o terceiro trimestre:

•Espera-se que a receita seja de aproximadamente 730 milhões a 737 milhões de dólares.

• A margem operacional GAAP deve ser de aproximadamente 15,2 por cento e a margem operacional não GAAP de cerca de 23,7%.

• O lucro totalmente diluído por ação GAAP está projetado em aproximadamente 0,48 dólar por ação, assumindo 184 milhões de ações em circulação totalmente diluídas. Ambos o lucro totalmente diluído por ação GAAP e o não GAAP assumem uma previsão de 2 milhões de dólares por trimestre para receita e carga tributária anual efetiva de 28% antes de itens fiscais pontuais.

Reconciliação entre GAAP e não GAAP:

A diretriz de margem operacional anual não GAAP é derivada pela subtração da estimativa do impacto da despesas de remuneração não monetárias baseadas em ações, para todo o ano, é de 200 milhões de dólares; amortização de ativos intangíveis é de aproximadamente 30 milhões de dólares e custos de transações relativos a combinações de negócios de aproximadamente 1,4 milhões.

A diretriz de lucro totalmente diluído por ação não GAAP é derivada pela subtração de despesas listadas na sentença anterior e o impacto anual das despesas com juros não monetárias relacionadas ao desconto da dívida de aproximadamente 20 milhões de dólares e uma carga tributária anual efetiva estimada em 28% antes de itens fiscais pontuais. Adicionalmente, o lucro totalmente diluído por ação não GAAP para o ano todo exclui aproximadamente 26 milhões de dólares em incentivos fiscais pontuais relacionados a compensação baseada em ações que são incluídas no lucro por ação GAAP totalmente diluído para o ano. O lucro por ação não GAAP totalmente diluído para o ano todo exclui cerca de 3 milhões de dólares em ações diluídas que resultam de notas conversíveis porque qualquer potencial diluição deve ser ofuscado por nossas transações de hedge de notas conversíveis.

A diretriz de margem operação não GAAP para o terceiro trimestre é derivada subtraindo-se o impacto estimado de despesas de remuneração não monetárias baseadas em ação de 54 milhões de dólares e amortização de ativos intangíveis de aproximadamente 8 milhões de dólares. A diretriz de lucro por ação totalmente diluído não GAAP para o terceiro trimestre é derivada da subtração das despesas listadas na sentença anterior e despesas com juros não monetárias relativas ao desconto da dívida de aproximadamente 5 milhões de dólares e uma carga tributária anual efetiva estimada em 28% antes de itens fiscais pontuais. Adicionalmente, lucro por ação totalmente diluído não GAAP para o terceiro trimestre exclui aproximadamente 12 milhões de dólares de incentivos fiscais pontuais relacionados a compensação baseada em ações que serão incluídas no lucro por ação totalmente diluído não GAAP do terceiro trimestre. O lucro por ação totalmente diluído GAAP do terceiro trimestre exclui aproximadamente 3 milhões de ações diluídas resultando das notas conversíveis porque qualquer potencial diluição deve ser ofuscada por nossas transações de hedge de notas conversíveis.

Webcast e Informações do site

Um webcast ao vivo sobre os resultados da Red Hat começará às 17h hoje. O webcast, além de uma cópia de nossas observações e slides contendo destaques financeiros e métricas suplementares, podem ser acessados pelo público em geral no site de relações com investidores da Red Hat http://investors.redhat.com. Uma reapresentação do webcast estará disponível logo depois que o evento tiver acabado. Informações adicionais sobre os resultados divulgados pela Red Hat, incluindo uma reconciliação dos resultados não GAAP, estão inclusas nas tabelas abaixo.

• A Red Hat é a líder mundial no fornecimento de soluções de software open source, utilizando uma abordagem de parceria com as comunidades para oferecer tecnologias confiáveis e de alto desempenho de cloud, Linux, middleware, armazenamento e virtualização. A Red Hat conta com premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria. Como um hub de conectividade em uma rede global de empresas, parceiros e comunidades open source, a Red Hat ajuda a criar tecnologias relevantes e inovadoras que permitem a ampliação recursos disponíveis e preparam os clientes para o futuro da TI. Saiba mais em http://www.redhat.com/pt-br.

• Certain statements contained in this press release may constitute "forward-looking statements" within the meaning of the Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Forward-looking statements provide current expectations of future events based on certain assumptions and include any statement that does not directly relate to any historical or current fact. Actual results may differ materially from those indicated by such forward-looking statements as a result of various important factors, including: risks related to the ability of the Company to compete effectively; the ability to deliver and stimulate demand for new products and technological innovations on a timely basis; delays or reductions in information technology spending; the integration of acquisitions and the ability to market successfully acquired technologies and products; fluctuations in exchange rates; the effects of industry consolidation; uncertainty and adverse results in litigation and related settlements; the inability to adequately protect Company intellectual property and the potential for infringement or breach of license claims of or relating to third party intellectual property; risks related to the security of our offerings and other data security vulnerabilities; changes in and a dependence on key personnel; the ability to meet financial and operational challenges encountered in our international operations; and ineffective management of, and control over, the Company's growth and international operations, as well as other factors contained in our most recent Quarterly Report on Form 10-Q (copies of which may be accessed through the Securities and Exchange Commission's website at http://www.sec.gov), including those found therein under the captions "Risk Factors" and "Management's Discussion and Analysis of Financial Condition and Results of Operations". In addition to these factors, actual future performance, outcomes, and results may differ materially because of more general factors including (without limitation) general industry and market conditions and growth rates, economic and political conditions, governmental and public policy changes and the impact of natural disasters such as earthquakes and floods. The forward-looking statements included in this press release represent the Company's views as of the date of this press release and these views could change. However, while the Company may elect to update these forward-looking statements at some point in the future, the Company specifically disclaims any obligation to do so. These forward-looking statements should not be relied upon as representing the Company's views as of any date subsequent to the date of this press release.