Red Hat ajudará a transformar a indústria automotiva na edge com a ETAS

A Red Hat e a ETAS vão colaborar para oferecer uma plataforma integrada e testada que será essencial para o desenvolvimento de software moderno destinados ao uso em veículos

BOSTON – RED HAT SUMMIT -

A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, anunciou hoje uma colaboração com a ETAS, subsidiária da Bosch responsável pelo desenvolvimento de software independente de aplicação para veículos e nuvem, para fornecer uma plataforma automotiva que reduzirá os custos de desenvolvimento e que irá acelerar ainda mais o tempo necessário para as montadoras lançarem produtos no mercado.  Essa plataforma de base pré-integrada e pré-testada proporcionará às montadoras uma experiência simplificada e pronta para uso aos desenvolvedores para a entrega de software de aplicação. A solução de middleware determinística da ETAS irá acelerar significativamente o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), com o Red Hat In-Vehicle Operating System posicionado para fornecer um sistema operacional continuamente certificado e baseado em padrões abertos.

Francis Chow

Vice president and general manager, In-Vehicle Operating System and Edge, Red Hat

A Red Hat tem trabalhado em parceria com a indústria automotiva para acelerar a adoção de tecnologia de open source, com foco em padronização e reutilização. A ETAS é reconhecida na indústria automotiva por ter implantado com sucesso mais de três bilhões de vezes tanto seus sistemas operacionais em tempo real quanto suas soluções de middleware. Seu histórico comprovado de sistemas de proteção dentro do veículo e funcionalidades de segurança é respaldado pelos mais altos níveis de certificação, incluindo o ISO 26262. Muitos sistemas e metodologias tradicionais trazem com altos custos de desenvolvimento, demoram a ser lançados e têm dificuldade em atender às novas demandas dos clientes enquanto mantêm verificações de segurança essenciais. Para enfrentar esses desafios, a Red Hat está desenvolvendo o Red Hat In-Vehicle Operating System, com o objetivo de servir como uma base de sistema operacional Linux funcionalmente segura e específica para a indústria automotiva. A ETAS planeja combinar a tecnologia da Red Hat com sua solução de middleware de próxima geração, adicionando execução determinística para funções automotivas complexas e altamente concorrentes.

O Red Hat In-Vehicle Operating System ajuda a impulsionar a indústria automotiva em direção a projetos de software mais escaláveis, permitindo e acelerando muitas das tendências atuais no ambiente automotivo. Juntamente com o middleware determinístico da ETAS, essa solução fornecerá às montadoras uma plataforma extensível para desenvolver, testar e implantar aplicações de assistência avançada ao motorista (ADAS) e de direção automatizada (AD) em veículos definidos por software, além de:

• Tempo de lançamento mais rápido com um stack pré-integrado, aproveitando recursos exclusivos do middleware determinístico da ETAS além do Red Hat In-Vehicle Operating System. A reprodução determinística permite que os desenvolvedores reproduzam com maior precisão até mesmo os bugs mais complicados relatados em sua frota e que os resolvam em minutos, ao invés de dias como acontece com abordagens tradicionais. O Red Hat In-Vehicle Operating System oferece uma plataforma escalável e flexível para suportar tanto aplicações de segurança padrão quanto ASIL-B. A força combinada das duas camadas permite não apenas um desenvolvimento de aplicações mais rápido, mas também testes de verificação automatizados eficientes com máxima precisão, independentemente do hardware de execução - uma ótima opção para expandir a infraestrutura de testes automotivos para a nuvem;
  • Redução dos custos de desenvolvimento ao ter uma plataforma consistente com ferramentas modernizadas, que possibilitam o desenvolvimento simplificado e a reutilização fácil de componentes de software em diferentes modelos de veículos e de diferentes anos de produção;
  • Melhoria na confiabilidade, segurança e conformidade com um stack pré-integrado que ajuda a verificar se os componentes críticos de segurança estão integrados de forma compatível e eficiente. O stack pré-integrado melhora a confiabilidade e a segurança de sistemas ADAS e AD, com foco em segurança e determinismo;
  • Aprimoramento da escalabilidade e flexibilidade, permitindo que os clientes desenvolvam e implantem aplicações em uma ampla variedade de plataformas de hardware, desde unidades de controle eletrônico (ECUs) dentro dos veículos até laboratórios de desenvolvimento baseados em nuvem;
  • Recursos estendidos de segurança em stack operacional fornecidos pela expertise da Red Hat em oferecer segurança e conformidade open source, combinados com a expertise da ETAS em segurança de software automotivo e sistemas operacionais em tempo real, validando a postura de segurança do stack pré-integrado e sua conformidade com padrões e regulamentações da indústria.

O trabalho da Red Hat na indústria automotiva é uma extensão natural da estratégia mais ampla da empresa em edge computing. A edge computing oferece novas capacidades para funcionalidades e conectividade veicular, sendo que cada veículo definido por software atua como um datacenter de edge em si. Esses carros serão responsáveis por coletar dados, fornecer atualizações e implantar aplicações de forma autônoma, alinhando ainda mais a indústria automotiva com a crescente inovação de edge computing em geral. Ao trabalhar com empresas como a ETAS, a Red Hat tem como objetivo acelerar esse ritmo e ajudar a fornecer recursos de última geração para veículos definidos por software, refletindo os avanços na edge empresarial.

Francis Chow, VP e GM, In-Vehicle Operating System and Edge, Red Hat:

"Essa colaboração empolgante é continuação da jornada que começamos há dois anos para acelerar a adoção do open source na indústria automotiva. Com a ETAS, nossa expertise será direcionada a uma plataforma fundamental de próxima geração para o desenvolvimento de software moderno nos veículos, construída sobre uma base padronizada e escalável fornecida pelo Red Hat In-Vehicle Operating System."

Christian Uebber, CTO, ETAS GmbH:

"Até pouco tempo atrás, nenhuma iniciativa para um Linux certificado em segurança na indústria automotiva havia cumprido suas promessas. Quando vi pela primeira vez a abordagem da Red Hat de avançar ao limite do que é possível com automação, isso pareceu realmente promissor e eu acreditei que seria um sucesso. Para o middleware determinístico da ETAS, é importante que obtenhamos recursos de segurança confiáveis ​​dos nossos sistemas operacionais. Como a copa no tronco de uma árvore com uma base sólida, podemos estender esses recursos para um escopo muito maior de casos de uso no setor automotivo. No total, reduzimos significativamente a complexidade para o desenvolvimento de funções fundamentais de segurança, ao mesmo tempo em que aceleramos o processo por ordem de magnitude."

• SOBRE A RED HAT
  •

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com nosso sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável assessora das empresas da Fortune 500. Como parceira estratégica para fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat pode ajudar as organizações a se preparar para o futuro digital.

• SOBRE A ETAS
  • Fundada em 1994, a ETAS GmbH é uma subsidiária integral da Robert Bosch GmbH, presente em doze países na Europa, América do Norte e do Sul, e Ásia. O portfólio da ETAS inclui software básico para veículos, middleware, ferramentas de desenvolvimento, serviços de operações baseados em nuvem, soluções de segurança cibernética e serviços de engenharia e consultoria de ponta a ponta para a realização de veículos definidos por software. Nossas soluções de produtos e serviços permitem que fabricantes e fornecedores de veículos desenvolvam, operem e protejam software veicular diferenciado com maior eficiência e estão presentes em mais de um bilhão de dispositivos em uso atualmente. Mais informações disponíveis emwww.etas.com.

• Comunicados prospectivos
  • Exceto pelas informações e debates históricos contidos aqui, as declarações expressas neste release podem se encaixar na definição de “comunicados prospectivos” na Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995. Comunicados prospectivos são baseados nas atuais suposições da empresa sobre o futuro dos negócios e da performance financeira. Há vários riscos envolvidos nestas declarações, incertezas e outros fatores que poderiam fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes. Qualquer comunicado prospectivo contido neste press release se refere unicamente à data em que foi produzido. À exceção de casos previstos em lei, a empresa se exime da obrigação de atualizar ou revisar quaisquer comunicados prospectivos.

Red Hat, o logo da Red Hat,  Red Hat Enterprise Linux, JBoss, Ansible, Ceph, CloudForms, Gluster and OpenShiftsão marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Red Hat, Inc. ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países.Linux® é uma marca registrada de Linus Torvalds nos EUA e em outros países.